Notícias

ETA para captar e tratar água do rio Sorocaba ganha forma

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que em três anos a população vai beber água potável do rio Sorocaba, após 21 anos do início do processo de despoluição. Segundo a autarquia, com 8,5% das obras realizadas, a Estação de Tratamento de Água (ETA) em construção no bairro Vitória Régia já começou a ganhar forma.

A ETA Vitória Régia fará a captação e o tratamento da água do rio Sorocaba, tornando apta para o consumo. E ainda conforme o SAAE, vai reduzir a dependência da cidade da água trazida pelas adutoras da Serra de São Francisco.

O diretor-geral do SAAE, Ronald Pereira da Silva, explica que de todo o projeto da nova ETA, 40% correspondem à obra construtiva e os demais 60% serão em instalação de equipamentos. Ele explicou em nota do SAAE, que neste momento, quase a metade (40%) do correspondente à obra construtiva estão realizados.

Toda a parte estrutural do prédio administrativo foi concluída; 20% do reservatório de água já está pronto; e 40% do bloco hidráulico foi executado. O bloco hidráulico é composto pelo decantador, floculador, filtros e o ozonizador. “Das 800 toneladas de aço que serão utilizados na fase construtiva, 400 toneladas (50%) já estão aplicadas”, informa o diretor-geral.

Após a obra civil será realizada a montagem das tubulações, equipamentos mecânicos e instalações elétricas. Todos os trabalhos estão sendo executados pela empresa GEL Engenharia. As obras começaram em outubro do ano passado, com a terraplanagem dos 166 mil metros quadrados de área, na avenida Antônio Saladino.

Conforme o SAAE, a cerca de três quilômetros dali, na margem do rio Sorocaba, é feita a terraplanagem no ponto onde será instalada a estrutura para a retirada (captação) da água para ser tratada na ETA. Por meio de bombas ela será transportada pela adutora enterrada e em área segura, até a ETA Vitória Régia.

“Em 2021, essa estação fornecerá 750 litros por segundo de água tratada com excelente qualidade para o consumo dos sorocabanos”, diz a nota do SAAE. Com a ampliação já prevista, chegará a 1.500 litros por segundo. Esse volume corresponde a 60% de toda a água servida hoje para a população, tratada na ETA Cerrado e ETA Éden, completa a nota. Com o investimento de quase R$ 78 milhões, a ETA Vitória Régia está sendo equipada com tecnologia de ponta em saneamento: tratamento a base de ozônio, que garante a melhor qualidade final para a água potável, destaca o SAAE.

Para a autarquia, toda a cidade será beneficiada com ETA Vitória Régia, já que o sistema de distribuição que ela alimentará será interligado à infraestrutura existente, trabalhando de forma integrada e distribuindo o recurso também para as regiões da cidade que hoje são abastecidas com a água proveniente das represas do Clemente (Itupararanga) e Ipaneminha, tratadas pela ETA Cerrado e da represa do Ferraz, tratada na ETA Éden.

Diz o SAAE na nota que o valor exato investido na ETA Vitória Régia é de R$ 77.956.527,01, com recursos que incluem financiamento do programa Saneamento para Todos e CPAC, do Governo Federal, contrapartida de recursos próprios do SAAE-Sorocaba e financiamento pela Caixa Econômica Federal.

O prefeito José Crespo (DEM) afirma, em relação à obra que “em nossa administração o Saae-Sorocaba segue cumprindo o plano diretor e amplia a infraestrutura para atender às demandas das próximas décadas”. (Com informações de Secom Sorocaba)

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/885477/eta-para-captar-e-tratar-agua-do-rio-sorocaba-ganha-forma

TOPO
Folders GEL