A construtora paranaense Goetze Lobato Engenharia S.A. (GEL) está comemorando 30 anos de história. De uma pequena empresa focada em obras públicas de saneamento, a GEL se transformou em uma construtora de envergadura, com atuação em grandes obras no Brasil e no exterior.
Segundo Nilton de Paiva Cardoso Júnior, CEO, a empresa migrou ao longo dos anos de sua atividade principal, baseada em obras de saneamento básico, para novos segmentos, como infraestrutura, energia, agronegócio, portos e obras industriais.
”Desde que ingressei na GEL, pude participar de uma série de mudanças, inclusive o processo de internacionalização da empresa que passou a disputar contratos na Argentina e no Panamá. Há poucos anos, nossa atuação era restrita a obras públicas. Hoje, invertemos a nossa participação, somos muito mais atuantes em grandes obras privadas, o que mostra que temos feito a lição de casa para fortalecer a nossa competitividade”, ressalta Nilton.
O executivo pontua que a empresa está em pleno processo de transformação e tem vivenciado um crescimento muito grande nos últimos anos.
”Estamos apostando cada vez mais em gestão e inovação. Investimos em novos processos e na implantação das melhores práticas de governança e compliance. Estamos imprimindo uma gestão criativa e inovadora como forma de estabelecer bases sólidas para o crescimento sustentável da construtora”, destaca Nilton.
O CEO da GEL explica que os desafios do crescimento estão sendo vencidos passo a passo, principalmente por meio do fortalecimento da cultura corporativa da empresa.
”Estamos formando times cada dia mais orientados ao alcance dos objetivos estratégicos da empresa. Estimulamos nossas equipes a serem obstinadas na busca dos resultados e sempre executarem seus trabalhos com excelência. Além disso, também nos esforçamos para construir um ambiente de trabalho agradável e estimulante. Não é por acaso, que já estou na GEL há 17 anos. É muito recompensador trabalhar aqui. O nosso senso de trabalho em equipe é muito forte. No fundo, o somatório de talentos sempre faz a diferença”, finaliza Nilton.
De acordo com Paulo Goetze, cofundador da GEL, a construtora é atualmente uma das mais respeitadas do país no segmento de saneamento. Além disso, vem incrementando seus negócios em diversas frentes, dentre as quais, a de energias renováveis.
”Em 2021, fecharemos R$ 500 milhões de faturamento e já temos um backlog de projetos na ordem de R$ 1 bilhão, um verdadeiro recorde histórico, fruto do esforço de 2.000 colaboradores e de um incrível time de engenheiros que nos enche de orgulho. Nossas obras estão espalhadas em vários estados do Brasil e, também, temos demonstrado uma ampla capacidade de atuação no exterior por meio de obras na Argentina e no Panamá. Acredito que evoluímos muito ao longo da nossa trajetória, mas como somos ousados em tudo o que fazemos, estamos preparando a GEL para voos ainda mais altos”, destaca Paulo.