Para tornar mais seguras as linhas de transmissão da PCH Confluência, implementamos postes com tecnologia PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro). Além de oferecem segurança, uma vez que não conduzem eletricidade, os postes em PRFV também são extremamente leves, o que facilita a logistica de instalação, reduzindo consideravelmente o tempo de implementação dessa etapa.
Os postes foram fornecidos pela empresa do grupo GEL, a Ecofibra compósitos, pioneira na produção de compósitos utilizando fibra de vidro. A empresa atua com compósitos para diversas frentes do mercado, como distribuição de energia, telecomunicação, transmissão de energia, compósitos para a indústria, iluminação pública e privada.
Para as obras da PCH Confluência, a Ecofibra forneceu 31 estruturas H, com um total de 62 postes (entre 20 e 22 m e 60 a 2000 daN), 62 contraventos de 7,2 m e 31 cruzetas (com 8,4 m e 600 daN). A agilidade na fabricação permitiu entregas pontuais, de acordo com a necessidade do projeto. Cada poste era composto por 3 partes, que poderiam ser armazenadas uma dentro da outra, facilitando o carregamento e reduzindo custos, não sendo necessário o uso de carretas de grande porte. Foi realizado o transporte de até 16 conjuntos completos por carga e a execução da obra foi reduzida a 1/5 do prazo.
A facilidade e rapidez na montagem deram mais autonomia à equipe do projeto, que só precisou do apoio técnico da Ecofibra na instalação dos primeiros postes.
Cada torre deste projeto utilizou em sua produção cerca de 2.700 garrafas PET. Portanto, ao todo, neste projeto foram recicladas 175.000 garrafas PET de 2L. Ou seja, os postes em PRFV além de oferecem uma excelente relação de custo-benefício, também são ecosustentáveis.