Notícias

Obras civis da PCH Confluência seguem em ritmo acelerado e já ultrapassam os 35% de avanço físico​

A PCH Confluência está sendo construída na divisa dos municípios de Turvo e Prudentópolis, no estado do Paraná. O projeto conta com mais de 4 km de acessos internos até as principais unidades, e seu barramento, localizado a jusante da confluência dos rios Marrecas e Cachoeira, será executado em concreto compactado a rolo e adufas para desvio provisório do rio.

Ao final da obra, a água barrada numa área de mais de 28 hectares escoará por um túnel de 971 m de comprimento, 4,5 m de diâmetro e percorrerá mais de 3 mil m pelo canal de adução, até chegar à câmara de carga e tomada d’água de alta pressão. Neste ponto, a água será direcionada para o conduto forçado, com 260 m de comprimento, 3,40 m de diâmetro e desnível de aproximadamente 101 m, chegando na Casa de Força, onde existirão 2 turbinas tipo Francis que juntas gerarão 27,5 MW de potência.

As estruturas para desvio do rio já estão em fase de conclusão, e este mês foi iniciada a execução do concreto compactado a rolo do barramento. O túnel de adução está em andamento e ultrapassou um trecho inicial desafiador, com uma tendência de aumento no avanço diário.

Do outro lado, as obras de escavação do desemboque do túnel, com mais de 340 mil m³ de escavação, ultrapassaram os 40% de avanço. As obras do canal de adução também estão em execução, com foco inicial nas travessias subterrâneas dos córregos existentes e drenagem de águas pluviais. Já a casa de força está em fase de execução da estrutura de concreto, e mais da metade das paredes foram concretadas utilizando o método de formas deslizantes.

TOPO
Folders GEL