Iusra Jabbar, Diretora Jurídica, Administrativa e Institucional da GEL, é uma executiva com muita história para contar. Há 30 anos na Gel, Iusra conhece como poucos a empresa. Sua forte capacidade de liderança, dinamismo e objetividade na condução das áreas sob sua gestão, fazem toda a diferença para o sucesso da GEL.
Destemida, Iusra não pensou duas vezes em sair de seu estado e aceitar o convite dos fundadores da GEL para vir para Curitiba e fazer parte da história da empresa.
”Nasci numa pequena cidade do Rio Grande do Sul chamada Cacequi e lá tive uma infância feliz, de crianças que crescem no interior. Estudei no Grupo Escolar Marechal Hermes da Fonseca e na Escola Nossa Senhora das Graças. O segundo grau fiz em São Sepé, também no RS. Até hoje guardo grandes amigos e amigas daquela época”, destaca Iusra.
A executiva é graduada em Direito, mas seu primeiro curso superior foi de Administração de Empresas, concluído em Porto Alegre (RS). Lá trabalhou por dois anos numa empresa de construção civil. Em 1989, conheceu os então jovens, mas já diretores de uma grande empresa do Paraná, os engenheiros Paulo Goetze e Carlos Lobato, que a convidaram para trabalhar em Curitiba.
”Nesta época o Paulo me falou da GEL e que, com o Lobato, estaria reavivando a empresa, sonho que nasceu, pasmem, em Cacequi (RS), quando ainda estagiários participavam da execução das obras de reforço estrutural e recuperação da maior ponte metálica da América Latina para a RFFSA. Na ocasião, o Paulo me convidou para trabalhar na GEL, em Curitiba e eu não pensei duas vezes, embarquei nesta história. Vim de ”mala e cuia” e estou aqui podendo comemorar os trinta anos desta maravilhosa empresa”, assinala Iusra.
Segundo Iusra, o início da GEL foi desafiador, uma vez que a empresa iniciou suas operações numa sala emprestada.
”Já no primeiro ano tivemos nosso primeiro contrato expressivo para executar as obras de recuperação estrutural do silo vertical para APPA em Paranaguá (PR). Alguns meses depois já estávamos numa sede maior e em 1993 demos início a nossa consolidação no mercado de saneamento básico, com a execução de inúmeros empreendimentos para o Programa Prosege, em diversos municípios e estados”, relembra a diretora.
Iusra conta que em 1997 a GEL conquistou seu primeiro contrato desafiador, a ETE Planaltina para Caesb (DF), no mesmo ano em que conquistaram a sede própria. Em 2001, a GEL iniciou sua atuação em obras de canalização de gás, segmento em que obteve muito sucesso, com 20 anos de contratos ininterruptos.
A executiva destaca que nos últimos anos a GEL vem investindo de forma ousada para ampliar a sua participação no setor privado, principalmente em grandes obras de infraestrutura.
”A história da Gel tem sido repleta de desafios, os quais foram de extrema importância para que a companhia chegasse até aqui. Em 2021 atingimos um faturamento de R$ 500 milhões e um backlog de, aproximadamente, R$ 1 bilhão. É importante celebrar essa vitória e, também reconhecer a todos que concorreram para este sucesso, em especial, nossos colaboradores. A trajetória da GEL é feita do somatório de muitas histórias, afinal somos, aproximadamente, 2.000 pessoas que lutam diariamente para superar as expectativas dos nossos clientes. Profissionais que nos ajudam a escrever o legado da nossa GEL’’, destaca Iusra.
Iusra revela como a GEL chegou a resultados tão expressivos e conta orgulhosa deste legado que será deixado à nova geração de colaboradores da empresa.
“Não é por acaso que a GEL conquistou o selo GPTW – Great Place To Work. O que buscamos é a obstinação pelos melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação que, consequentemente, impacta no ambiente de trabalho, na satisfação dos colaboradores e na produtividade. Atualmente sou Diretora Jurídica, Administrativa e Institucional. Desde sempre mantive o firme compromisso de passar à geração de novos colaboradores, os nossos valores, a nossa cultura de respeito, motivação, união, comprometimento, excelência e, em especial, resultado. Estou convicta que estamos tendo sucesso nesta “empreitada”, pois a GEL é, com certeza, um excelente lugar para se trabalhar. Isto não é uma percepção. É, com orgulho, uma realidade. Aqui temos o que, com carinho, chamamos de “família GEL”, conclui Iusra.